quinta-feira, 31 de julho de 2008

«Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas».

Começou hoje, o encontro de encerramento de actividades do Movimento dos Convívios Fraternos da Diocese de Vila Real. Um grupo de Jovens, unidos pela força do Espírito Santo, vindos das varias partes da Diocese, estão na Paróquia de S. João de Lobrigos. Sentiram o chamamento e não conseguiram recusa-lo, deixando os amigos, a família e o conforto das suas casas.
O primeiro contacto que tivemos com a comunidade paroquial, foi um momento de oração, na Igreja Matriz onde invocamos o Espírito Santo e pedimos que Este nos oriente ao longo destes dias e assim sermos testemunhas desta Igreja Viva e em Movimento, seguindo sempre e ideal de Jesus Cristo Vivo e sempre Jovem.
Saudações Atentas...


segunda-feira, 28 de julho de 2008

Sem palavras...


A vida estava a correr, vivíamos com o pão nosso de cada dia, não se ganhava muito mas graças a Deus dava para pagarmos as nossas despesas e vivermos dignamente, mas uma simples carta veio causar o caos. O problema do despedimento abateu-se sobre a minha casa.

O meu pai, um homem habituado com o seu trabalho, está neste momento com 50 anos e em casa sem trabalho. Ele que não conseguia estar sem fazer nada encontra-se agora sem fazer nada. Sinto-me impotente para o ajudar, o desanimo está a abater-se sobre ele, a tristeza começa a sentir-se em casa. Vejo um Pai triste e calado, uma Mãe super preocupada com a situação financeira e de bem estar familiar. Sinceramente não sei o que fazer, sinto-me impotente.

Só nos resta pedir a Deus que olhe por nós e continuarmos a ter fé e esperança de que um dia as coisas irão melhorar.

O nosso Primeiro Ministro é que precisava de estar um pouco mais atento aos problemas dos seus cidadãos em vez de estar preocupado com pontes, aeroportos, TGV ou ate mesmo a energias nucleares. Para que interessa isso tudo se os portugueses estão a ficar sem poder de compra. Desafiava o nosso Primeiro Ministro a vir passar um mês com o meu ordenado para ver se ele conseguia chegar ao fim com o mesmo sorriso na cara.

Saudações atentas...

Jornada Mundial da Juventude 2008 - Sidney

Mais uma vez o Papa Bento XVI esteve reunido, na Austrália - Sidney, com Jovens de todo o mundo para a realização de mais uma Jornada Mundial da Juventude com o tema: "Recebereis a Força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas"Act 1,8.

Ao longo destes dias o Santo Padre lançou alguns desafios aos Jovens entre os quais: "terem a coragem de se tornarem santos, mais do que qualquer outra coisa, o mundo precisa disto. ", "aos jovens não-católicos, para que se aproximem «do abraço amoroso de Cristo» e reconheçam a Igreja como sua casa", falou também de Jovens com problemas de álcool, drogas ou tentação para o suicídio, lançando o encargo de seremos nós os Jovens «embaixadores de esperança para quantos se encontram em idênticas situações».

Durante a celebração Eucarística de encerramento fez ainda uma pergunta aos mais de 400 mil jovens sobre «o que deixariam à próxima geração», e desafiou-os a serem «profetas desta nova era, mensageiros do seu amor, capazes de atrair as pessoas para o Pai e construir um futuro de esperança para toda a humanidade».

Agora pergunto-vos estais vós dispostos a serdes também profetas desta nova era?

Saudações atentas...

sexta-feira, 11 de julho de 2008