quinta-feira, 9 de abril de 2009

Santa Páscoa...

Desejo a todos os amigos que visitam o meu blog uma santa Páscoa e que Jesus Cristo Vivo e sempre Jovem faça renascer um mundo novo nos nossos corações.
Saudações Atentas...
Foto retirada do site dos Salesianos

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Intimidade com Deus


Desde o passado, Deus tem, à Sua maneira, procurado manter o contacto e a comunhão com o homem - obra da Sua criação. A História e a Bíblia mostram-nos que com o passar do tempo o homem foi se distanciando cada vez mais de Deus, e não Deus do homem.
Abraão é considerado o amigo de Deus. Deus falava-lhe de tão profunda maneira e entre ambos havia tal intimidade que Deus chegou a pedir-lhe que sacrificasse o seu filho Isaac. O que, atendendo, o Senhor retorna a Abraão e diz-lhe não ser necessário o cumprimento de tamanha prova de fidelidade, também Moisés foi levantado para libertar o povo hebreu do Egipto, e antes de cumprir tamanha missão falou com Deus e Deus falou com Ele.
Sempre de alguma maneira Deus quis falar ao Seu povo. Utilizou reis, falou através dos seus profetas, dirigindo e guiando o Seu povo.
Hoje Ele fala-nos através do Seu Filho.
È esta intimidade que devemos ter para com Deus, Ele não é um Deus distante, é antes de mais amigo. É através da oração que nos podemos encontrar verdadeiramente com Ele e assim podermos sentir que estamos em intimidade e com uma verdadeira relação de amor para com Deus.

Para Reflectir
Sinto-me íntimo de Deus?
Será Deus um Amigo ou um Deus distante?
Como está a minha relação com o meu Deus?
Como anda a minha vida de oração?


Saudações Atentas

sábado, 4 de abril de 2009

Domingo de Ramos


O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos. Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o símbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hossana ao Filho de Davi!". E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então uma trama para condenar Jesus à morte e morte de cruz.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Miradouro de S. Pedro

Há alturas na nossa vida que sentimos necessidade de nos isolarmos do mundo, termos um tempo só para nós, onde nos podemos encontrar connosco e com Deus, por isso nada melhor que, a exemplo de Jesus Cristo, subirmos a um monte e no silêncio meditarmos e reflectirmos. Existem vários locais maravilhosos onde nos podemos sentir junto Dele. Neste pequeno filme, mostro um local onde eu mesmo vou fazer estes meus momentos, onde me encontro com Ele e sinto verdadeiramente uma paz de espírito que nem mesmo eu sei explicar.

Venham visitar o Miradouro de S. Pedro e apreciem vocês mesmos esta paisagem e depois digam o que sentiram...

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cruz Paroquial da Juventude e os Idosos

Nesta Quaresma, a mensagem do nosso Bispo D. Joaquim Gonçalves, impele-nos para o Jejum, para a renuncia e reflexão e para olhar-mos para a Cruz com especial atenção, dando-lhe este ano um lugar de destaque nas nossas vidas.
Também nós Jovens, depois de reflectirmos nesta mensagem Quaresmal do nosso Bispo, decidimos colocar a nossa Cruz Paroquial da Juventude na Fundação Asilo Luís Vicente.
No passado dia 28 de Março de 2009, os "Raios de Sol" realizaram uma pequena celebração de introdução da Cruz nas instalações da instituição bem como a celebração da Via Sacra com todos os Idosos e Funcionários.
A Cruz irá ficar na Instituição até ao dia de Pascoa onde iremos mais uma vez realizar uma pequena celebração para retirar a mesma.
Que Jesus Cristo nos ilumine e nos acompanhe nesta nossa caminhada e que proteja todos os Idosos, Funcionários e Directores desta Instituição.
Saudações Atentas...