segunda-feira, 7 de abril de 2008

Vocação, um convite feito por Deus....


Vocação não é privilégio, nem imposição ou destino, mas uma escolha de Deus e uma decisão humana. É uma manifestação do amor de Deus que inspira, interpela, aponta rumos, orienta, conduz. Deus chama o homem para participar da sua obra criadora. Chama-o à vida, a ser mais, a servir, a ser filho e irmão, enfim Deus chama o homem para atingir a perfeição: “Sede perfeitos como o Pai”. Ele nos escolheu desde toda a eternidade: “Antes que te formasses dentro do ventre de tua mãe, eu te conheci, te consagrei, te constituí profeta... Irás onde eu te envio, nada temas. Estarei contigo para te salvar”(Jer 1,4-8). Deus continua a chamar-nos hoje, como ontem. Podemos responder SIM ou NÃO, pois Deus respeita nossa liberdade. Toda vocação é um modo especial de se revelar a face de Jesus.
Jesus passa, olha, chama a cada um de nós e é Ele quem toma a iniciativa. O chamamento não depende de nós, de nossos méritos, riquezas ou qualidades. É dom gratuito de Deus. Ouvir o chamamento, reconhecê-lo e acolhê-lo, não é algo que acontece de repente. É um processo que se dá aos poucos e com ajuda das pessoas. Exige atenção, compromisso, responsabilidade, coragem. Jesus não esconde as exigências: “quem quiser me seguir deve renunciar a si mesmo e carregar a sua cruz todos os dias” .
Hoje Jesus chama muitos jovens e muitas jovens ao seu seguimento. Ele chama pelo nome, “Segue-me”, talvez muitos se desculpem mas Jesus continua a insistir: “Segue-me, eu preciso de ti”. Qual será a sua resposta?
Saudações Atentas...

3 comentários:

Anónimo disse...

MSGs na caixa do coração de tanta gente! É que Deus chama mesmo! Não faz barulho, não polui, mas chama.
Não façamos delete a estas mensagens. Acolhamos, reflictamos, e corramos o risco gustoso de responder afirmativamente.
Se Deus te chama à vocação laical, segue-O com alegria e vive como cristão na família, no mundo, no lazer, no namoro, no desporto, na disco, no trabalho, no estudo.
Se Deus te chama à vida sacerdotal, deixa tudo e segue-O. Há caminhos nunca andados que esperam por alguém.
Se Deus te chama à vida consagrada, vai, não temas. Só Deus basta.

Um abraço, Fernando! Penso que fizeste bem em deixar "Jovens em movimento" para o grupo de jovens. Que este seja o teu cantinho, lugar de partilha e de encontro com quem vier por bem.
Manel

Jovem Atento disse...

Olá Manel.
Obrigado pelo teu apoio e pelo teu testemunho.
Saudações Atentas...

Anónimo disse...

Bom dia!
É com prazer que escrevo no teu blog! "jovem atento"! Confesso que fiquei chateado quando entrei no teu outro blog e vi que "alguém" tinha usado a sugestão que te dei! Contudo fico feliz ao constatar que afinal és tu! Sim... não gosto que copiem as ideias dos outros e esta ideia era mesmo para ti! Continua Jovem Atento! Sempre atento e subretudo jovem, o que é mais dificil de ser e de manter!

Ora cá temos um assunto interessante. Vocação!
1.Então vocação é um chamamento que nos leva a revelar, de modo especial, a face de Jesus? E que modo especial pode ser esse?
2.Então o chamamento não depende das nossas qualidades?
3.E para seguir o chamamento é preciso renunciar a nós mesmos?
Não me leves a mal. Eu explico-te cada ponto:
1. não acho que haja nada de especial na vocação, mesmo isso implicando a revelação da face de Jesus (suponho que isto quer dizer que nas nossas acções devemos revelar as palavras de Cristo.) É pá, eu sou um tipo normal, vivo a minha vida normal e acredito que sigo a minha vocação! Até acho que Jesus era um tipo parecido comigo em algumas coisas! Pelo mesmos pela alegria, por gostar de crianças e por ser justo e principalmente porque não ia à missa (lol visto que no tempo dele não havia!)
2.Discordo! O Chamamento tem de depender das nossas qualidades, senão porque as temos se não é para por ao dispor da sociedade? Bem andas a contradizer Jesus! lol! Vais dizer-me que estás num seminario e não sabes rezar? Isso é uma qualidade, e se não a tivesses não estavas lá. Essa conhecimento não se adquire, tem-se! Dizes que um psicólogo não precisa de saber conhecer a mente humana? Isso não se aprende com os livros é uma qualidade intrinseca que o fez descobrir a sua vocação!
3. Desculpa lá companheiro! Para seguir a vocação jamais devemos renunciar a nós mesmos! Devemos sim conhecer-nos profundamente, as nossas qualidades e fraquezas fazer crescer as qualidades e lutar contra as fraquezas... se renuncias a ti próprio renuncias a algo que Deus te deu! Tornas-te um ingrato! Deus deu-te, para que uses, o que és e tens, não para que renuncies! É feio renunciar os presentes que nos dão, mesmo que não gostemos deles!

Amigo, já me estou a alongar muito. Peço desculpa se os meus pontos de vista te ofenderem mas até te admiro, gosto dos teus temas e goste de falar sobre eles contigo!

ZnO